quarta-feira, julho 25, 2018

 

Pais da democracia?


Esta ideia do Prof. Dr. Marcelo, nosso Presidente da República e dos afetos, justificar a ida de Mário Soares e de Sá Carneiro para o Panteão (lugar dos deuses) por serem os pais da democracia, deixa-me perplexo!... Respeito muito esses senhores, mas chamar-lhes pais da democracia é que não me parece bem.A função edificante da história apareceu nos nossos primeiros livros, alimentou mentiras, criou mitos, fez nascer meias verdades, foi tendenciosa e predispôs-nos para ter como certo que a nossa pátria é a melhor de todas as pátrias, os nossos generais os mais valentes de todos os generais, os nossos governantes os que sempre tiveram razão e o nosso povo o que devia ficar-lhes sempre muito grato, mesmo que o espoliassem e muito mal o tratassem.
É com esta história que faz sentido os pais da democracia! Mas a História que nos traz os pais da democracia tem um efeito hipnótico! Faz luz só para um lado e deixa na sombra, rejeita ou atira para a escuridão do esquecimento a outra parte, a dos que morreram nas prisões, foram perseguidos, perderam emprego, deram as mãos em manifestações proibidas e criaram aquelas circunstâncias que fazem acabar com as ditaduras. Se eles não são os pais, são, pelo menos, as sementes que fizeram surgir a primavera da nossa vida coletiva. E não há pai para eles!
E os Capitães de Abril que, saturados de uma guerra sem fim, interpretando o sentimento das multidões que fizeram as manifestações perderam os filhos nas guerras e nesse dia subiram para os tanques bélicos, cravaram-lhes cravos e nas bocas das metralhadoras, ficarão órfãos?
http://www.tvi24.iol.pt/politica/marcelo-rebelo-de-sousa/marcelo-diz-que-sa-carneiro-e-mario-soares-merecem-panteao-sao-pais-da-democracia







Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?