segunda-feira, abril 30, 2018

 

Viva o Primeiro de Maio!


Viva o Primeiro de Maio!

Vivam os trabalhadores que em Chicago no primeiro dia de Maio, em 1886, levantaram bem alto a luta pelos seus diretos, nomeadamente de 8 horas de trabalho diário. Honremos os que morreram nessa luta e todos os que ainda hoje são mortos por defenderem que não há trabalho sem direitos.

Hoje o capitalismo não é idêntico ao de 1886. Perdeu o rosto e tornou-se financeiro e global. Mas o trabalho sem direitos ou com poucos direitos regressou com os recibos verdes, o trabalho temporário, etc.

Precisamos de refletir sobre a miséria imerecida do nosso tempo! Os ideais do Primeiro de Maio precisam de se ajustar aos novos tempos do imperialismo financeiro global, que, num darwinismo social, torna os ricos cada vez mais ricos e em menor número e os pobres cada vez mais pobres e em maior número.

Comemorar o Primeiro de Maio sem uma reflexão sobre os novos problemas que se colocam ao mundo do trabalho é esvaziar o sentido deste dia. Oxalá que os discursos de amanhã não sejam tão longos como repetitivos. Oxalá que amanhã se honre a luta dos que deram dignidade a todos os que vivem do valor do seu esforço físico.

Viva o primeiro de Maio!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?