sábado, janeiro 14, 2017

 

Saúdo o Congresso dos Jornalistas!

Gostava de saudar o Congresso dos Jornalistas. A sociedade que queremos depende muito da qualidade da informação que temos. Vivemos na sociedade da informação.
A boa informação não é aquela que apenas responde ao que o público gosta de ouvir, nem aquela que é ideologicamente dirigida, que procura manipular o público, e muito menos aquela que é gerada pelo pensamento espontâneo nas redes sociais.
Só é boa informação a que gera conhecimento, abre a possibilidade de organizar e dar um sentido critica à informação recebida. Não precisamos de muita informação, mas de sabê-la interpretar. A ideia que vem do positivismo de que a notícia deve ser factual é uma ideia armadilha. Os factos não falam por si, mas pelos olhos, a ideologia, de quem os interprete. A boa notícia, a boa informação, deveria, no meu entender, ser mais problematizadora que assertiva.
A crise do jornalismo é, sobretudo, uma crise de credibilidade da notícia e do papel dos jornalistas. Faço votos para que este Congresso seja um bom ponto de partida para a promoção da dignidade dos jornalistas e do valor da informação. Precisamos de uma informação que fale á inteligância dos leitores, que seja capaz de promover o conhecimento, no sentido mais aberto: o de formar uma consciência crítica sobre a vida e o mundo; ajudar a promover a cultura, na sua tripla dimensão: saber ver, saber interpretar e saber julgar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?