sexta-feira, maio 08, 2015

 

Comemora-se, hoje, o fim da Grande Guerra. No tratado de Versalhes, que impôs o castigo á Alemanha, participou, como conselheiro, o célebre economista Keynes. Não chegou a terminar as suas funções: demitiu-se por considerar desastrosas as imposições que foram impostas á Alemanha e aventava que as mesmas levariam a uma Segunda Guerra, como infelizmente aconteceu. Hoje, a Troika bem poderia reflectir nessa circunstância: a história demonstra que tende sempre a aparecer quem, tragicamente, faça a vingança das humilhações sofridas por um povo.

Nenhum acontecimento teve, na vida de todos os povos, mais implicações sociais, políticas e culturais do que a Grande Guerra. Desenvolveu-se á escala global, não havendo praticamente nenhuma nação que, directa ou indirectamente, não estivesse envolvida nos combates.

Desenhou o novo mapa da Europa e da África, alimentou revoluções, como a Revolução Russa,  causou milhões de vitimas, entre mortos, gazeados e estropiados, obrigou a cativeiro, em condições deploráveis, milhares e milhares de homens.

Entre nós, a guerra deixou muitas aldeias despovoadas, muitas vidas destroçadas. Sangrou a alma do nosso povo com a amargura e tristeza de ver os seus filhos partir para a Flandres e para África, deixando a angústia de não saber o que lhes aconteceria.

Entre familiares que participaram na Grande Guerra esteve um parente do meu avô: o Coronel médico-cirurgião Fernando de Miranda Monterroso. Foi o responsável pela formação de saúde conhecida por ambulância nº1. E chegou a ser o director do hospital Português. Escrevi, com um amigo, o coronel Virgílio Barreto Magalhães um livro sobre este parente, talvez o mais medalhado do exército português.

O Dr. Fernando Monterroso não foi só um herói de guerra, foi também um benemérito: a sua expensas construiu o Asilo do Marco.

Foi para que a memória deste Herói de guerra e benemérito não fosse esquecida que o escrevemos.  Teve o apoio da Câmara Municipal do Marco, onde pode ser adquirido.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?