sexta-feira, março 27, 2015

 

Olha-se para a árvore sem ver a floresta!


A depressão é como andar com o ego de cabeça para baixo. E nesta circunstância a razão não entra pela porta principal para encontrar uma resposta para a questão que preocupa um trabalhador que ganha à peça e se aflige com a perda do vencimento que lhe dava uma tarefa que não está em condições de cumprir.

Na porta principal, talvez a razão ditasse a necessidade de sindicalização e por ela lutar solidariamente por melhores condições de trabalho, pelo direito a exercer com dignidade a sua profissão.

Mas, com o ego de cabeça para baixo entrou sozinho pela porta do fundo, não com a razão, mas  com a emoção perturbada pelo sentimento de injustiçado. Não acreditou na solidariedade e tragicamente vingou-se da forma mais monstruosa: esmagou contra a montanha o avião sem avaliar o louco e terrível egoísmo vingativa.

No caldo cultural duma sociedade neoliberal, que tem como critério “usar o trabalhador e descartar-se dele se não dá lucro”,  gera as depressões e as paranóias. Vividas na solidão, encontram sempre a porta do fundo para espalhar a raiva. E pode acontecer que seja desta  forma tão trágica e hedionda como a de estilhaçar o avião com os seus passageiros contra uma montanha.

Será que os empresários começam a perceber que o lucro não é a única finalidade da empresa, que os interesses desta não podem ser apenas os que dizem respeito aos seus proprietários, mas também a quem nela trabalha, que a empresa não pode estar divorciada da sociedade e dos problemas que nela se vive? Será que vão perceber que o desempenho económico não está separado das relações emocionais que se geram, das perspectivas que a empresa cria em quem nela trabalha, dos desafios intelectuais e impactos emocionais e sociais que desenvolve?


Talvez seja de regressar á ideia que foi defendida no século XIX: a empresa tem uma função social. Esta ideia não é comunista: está na “Rerum Novarum” – a Encíclica sobre a condição dos operários, publicada em 15 de Maio de 1891, pelo Papa Leão XIII.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?