domingo, março 24, 2013

 

24 de Março

A partir da crise académica de 1962 foi declarado “Dia do Estudante”, este dia, o Dia 24 de Março.


Em 1961 uma manifestação já tinha sido reprimida brutalmente, com centenas de estudantes presos e agredidos. Depois, foi a crise de 1962 e a partir daí todos os anos, nesta data até ao 25 de Abril, havia estudantes presos e alguns mortos.

Lutavam contra a guerra colonial, contra o elitismo estudantil, contra programas que serviam a ideologia do regime, nomeadamente o elogio das virtudes da pobreza, da guerra, da casinha, etc.

Estive na República 24 de Março durante cerca de um ano. Era uma casa de estudantes que ostentava corajosamente a memória desse dia de luta.

A todos que por lá passaram, a todos os estudantes que, como eu, nesse dia sofreram os “ataques” dos torcionários do fascismo, a minha saudação amiga.

A todos os estudantes que continuam a sonhar com um mundo mais justo e mais humano, a minha saudação de encorajamento.

O estudante, como dizia a “Carta de Estudante” dos universitário de Grenoble, é um jovem trabalhador intelectual que deve utar pela justiça, solidariedade e liberdade e assumir o dever de saber interpretar o que acontece à sua volta e no mundo para mudar essa circunstância no sentido de um mundo mais justo e mais humano. É esta a responsabilidade de um trabalhador intelectual, que hoje, neste mundo pragmático, egoísta e hedonista, está completamente esquecida.

http://www.youtube.com/watch?v=TNUSd9yHd2k

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?