segunda-feira, setembro 03, 2012

 
Muito boa aluna, mas de pais muito pobres, pediu-me um livro de Filosofia. Fui à editora e fiquei perplexo: o livro custava 40€. Perante o meu espanto, respondeu-me a simpática menina que me atendeu: “o preço inclui muitas fichas para o aluno”.

Isto é, o preço inclui tudo o que faz com que a filosofia não seja filosofia, mas uma pastilha elástica. Pobre Sócrates, o Grego, o que da primeira ciência fez uma arte do saber pensar, problematizando tudo, nunca deixando que o mundo, a vida e os outros se esgotassem numa ficha, mas fossem sempre abertos às interrogações que rompem luz a novas ideias e fazem com que a filosofia seja sempre a coruja da deusa Minerva, que nos faz compreender que chegamos tarde, se não voarmos cedo, muito cedo, para vencermos o que não nos deixa ser mais livres, mais solidários e mais preocupados com um destino comum, o que nos torne mais humanos.

É tão triste que o mercado, esse deus que tudo mercaliza, esteja feito com o adormecimento da inteligência e tenha trocado a Filosofia por uma mera pastilha elástica.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?