segunda-feira, agosto 13, 2012

 

Gente simpática não é outra loiça!

Nem sempre se encontram criaturas simpáticas como a que hoje encontrei: ajudou-me a acertar o pé no tapete rolante que me guindou á superfície na estação da Trindade.

Naturalmente, estranhei, no meio de tanta gente, aquela diligência e, ainda por cima, segurando-me o braço durante o percurso maquinal. Mas, não usava fato azul nem óculos escuros, não me falou no débito soberano nem se referiu às virtudes da austeridade e, por isso, nada a desconfiar.

Chegado ao café Guarany reparei que me faltava a carteira, onde, porque a vida está difícil, aconchegava uma nota de 10€. Fez-se-me luz no espírito e percebi a cilada! Lembrei-me, então, de quanta razão tinha o meu Pai ao aconselhar-me a pôr-me de guarda perante gente simpática. Dizia-me, muitas vezes, que nunca foi roubado por gente antipática.

Mas, pensando melhor, resfriei os meus ímpetos! Na verdade, para quem ficou sem o 13º mês e o subsídio de férias e tem, agora, um IRS para pagar que lhe reduz a reforma, para a qual descontou durante 36 anos, a praticamente 11 meses, não tem com que se indignar.

Correr o risco de ser apanhado a roubar uma carteira com 10€ é um acto heroico, que só merece admiração: não o faz em nome da lei, nem o justifica com a divida soberana, não precisa de desencadear aquela panóplia de carros topo de gama com assessores e chauffeures de fato azul e óculos escuros e muito menos de invocar votos para roubar como lhe aprouver.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?