quinta-feira, julho 05, 2012

 

com tudo o que me espanta, não fico espantado com a situação a que chegamos!

Ainda a questão do Relvas! Não sei o que hei-de dizer sobre o prestígio de uma Universidade que vê normalidade numa licenciatura num ano com 10 valores, classificação que entra em contradição com o apregoado mérito que a justifica; não sei o que hei-de dizer sobre o Ministro da Educação que tanto falou contra o facilitismo; não sei o que hei-de dizer sobre as instituições que funcionam como a que atribuiu a licenciatura a Relvas; não sei o que hei-de dizer dos critérios que levaram a tanto criticar Sócrates (pelo menos tinha o bacharelato) e que, agora, são tão condescendentes para com um Relvas; não sei o que hei-de dizer sobre o facto de todos os políticos quererem ser doutores a qualquer preço, recusando apresentar-se com a sabedoria de carpinteiros, pedreiros, agricultores ou outra; não sei o que hei-de dizer sobre os que não distinguem o legal do imoral, o lícito do ilícito; não sei o que hei-de dizer de um governo que mantém Relvas e se alimenta dos muitos relvas que por aí abundam e ainda mais dos que gostariam de ser como relvas.

Só sei dizer o seguinte: com tudo o que me espanta, não fico espantado com a situação a que chegamos! E até já percebo por que desapareceu a tolerãncia de ponto no Carnaval.

Em tempos frequentei, em Coimbra, uma pós-graduação em Estudos Europeus. Quando apareceram essas licenciaturas em Relações Internacionais, alguns professores, com responsabilidade na universidade, diziam: como licenciatura, não faz sentido: só faria sentido como pós-graduação. Vai ser um curso para dar penachos a políticos medíocres e para algumas universidades aproveitarem os oportunistas para criarem os seus lobbys de pressão no Ministério da Educação.

Ao procurar nos currículos dos líderes partidários as suas habilitações, fico com uma certa náusea não só desta gente, mas também de quem justifica esse modo doutoreiro de estar na política.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?