quinta-feira, abril 26, 2012

 

Uma conversa sobre o 25 de Abril


Pediram-me para falar sobre o 25 de Abril na Escola Aurélia de Sousa. Ficou ao meu lado um velho amigo, Avelino Pacheco Gonçalves, que já não via há algum tempo. O Avelino foi ministro do trabalho, mas quando deixou de fazer parte do governo, regressou à vida que tinha dantes: ligou-se ao sindicato dos bancários e passou a dar aulas numa escola. Hoje, é um pequeno agricultor em Cinfães. Foi o destino de alguns ministros nos primeiros governos logo após o 25 de Abril. Agora, significativamente, o que está a dar (e muito!) é ser ex-ministro: sobe logo para administrador de uma multinacional, com um vencimento milionário.


Esteve também comigo o José Soeiro, um jovem ex-deputado do BE, brilhante interventor na política e filho de um velho amigo.

A conversa foi interessante e o tema da liberdade veio ao de cima. Procurei colocar na reflexão duas ideias: a de que não há democracia sem liberdade e tentei explicar as diferentes interpretações do conceito. Na segunda ideia defendi que não é possível uma democracia política sem democracia social e tentei reflectir, com os muitos jovens que estiveram na sala, que a diminuição do Estado social é um empobrecimento da própria democracia.

Não sei se consegui, mas os meus outros amigos da mesa ajudaram a aprofundar o tema.

O debate foi interessante. Espero que tenha sido útil!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?