quarta-feira, março 28, 2012

 

Sempre a mesma "dose"!

Mais uma entrevista de Passoa Coelho. Já não tenho paciência!... O guião é sempre o mesmo! O primeiro-ministro faz o filme da entrevista depois de conhecer e preparar as respostas. Nestas, segue a estratégia que vem nos manuais de marketing político: faz uma restrição mental, só respondendo, ou melhor dizendo, o que sabe que é um “lugar do preferível”; isto é, faz afirmações de carácter muito geral que, caindo no ouvido de quem o está a ver, possam suscitar acordo, despertar boas expectativas e levar a considerá-lo um rapaz de convicções e bem-intencionado e, ainda, com uma cara de anjinho!

Sócrates usava o mesmo estilo, o chamado estilo da "vermelhinha"! É um estilo de diálogo de plástico, preparado pelos tais “cientistas do marketing político” e, por isso mesmo, só serve para enganar papalvos.

O que gostaríamos é que o filme fosse rodado ao contrário: não ser o primeiro-ministro a dar as respostas que quer, mas os cidadãos a fazerem as perguntas que necessitam, como:

Que mal terão feito os funcionários públicos para ficarem sem o décimo terceiro mês e o subsídio de férias? Porque prometeu uma coisa e está a fazer outra? Se não estava preparado para os problemas que encontrou, estará preparado para as respostas que é preciso dar a esses problemas? Que mal fizeram os trabalhadores para agora serem tratados como descartáveis? Que fiscalização vai haver para as arbitrariedades que o novo contrato de trabalho promove? A política europeia é uma fatalidade do capital financeiro? Onde está a Europa dos cidadãos? Que respostas pensou para o desemprego de mais de um milhão de portugueses? Que reformas vai promover na Justiça, no aparelho do estado? Continua a pedir às sociedades de advogados do seu partido pareceres que os contribuintes pagam milionariamente? Que ideia tem de crise? Etc., etc.?

Gostei, no entanto, de duas afirmações: 1ª -afirmação de Passos Coelho: “ sou acusado de dizer a verdade”.

Para que não haja dúvidas, devo dizer que nunca me passou pela cabeça acusá-lo de tal! Seria injusto e eu não gosto de cometer esse "pecado".

2ª afirmação do mesmo senhor: “Quem esteve crispado no congresso do PSD contra Sócrates foram as bases e eu não poderia mandar calá-las”!

Esta despromoção de Miguel Relvas e do “chefe” de bancada dos deputados do PSD foi inesperada, mas bem-feita!

E pronto! A dose repete-se na próxima ocasião. Não sabem outra!
 
http://economico.sapo.pt/noticias/nao-posso-jurar-que-nao-sejam-precisas-mais-medidas-de-austeridade_141399.html#

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?