domingo, janeiro 08, 2012

 

Um livro que está a interessar-me.

Já li duas centenas de páginas. Quero conhecer melhor a história da China. Como se sabe, os povos fazem, no desenrolar do tempo, o seu currículo. E conhecendo o currículo de um povo, sabemos do que ele é capaz.

“1421, o ano em que a China descobriu o mundo” é o título do livro de Gavin Menzies. Nesse ano, os monstruosos barcos de Zhu Di, com 36 pés de altura (dimensão superior à da caravela Niño, em que mais tarde Colombo deu a volta ao mundo), equipados com armas de fogo, canhões de bronze, etc., já asseguravam o domínio sobre a Europa, Ásia e África. E não precisavam de agências de rating.

O imperador chinês, o grande líder, desconhecia o materialismo histórico, não se achava representante de operários, agricultores, soldados e marinheiros, mas os chineses já acreditavam que recebia um mandato do Céu. Por isso, aos mandarins e reis que visitavam o Grande líder era imposto o know-tow: curvarem-se numa vénia, encostando a testa ao chão.

O domínio sobre praticamente todos os povos do mundo, nesse ano, 1421, é de repente cortado: todos os navios, todos os governadores, foram, por édito robusto (como agora se diz), obrigados a abandonar os negócios e a regressarem. A China fechou-se sobre si própria, sem que, até hoje, se saiba porquê!

A leitura está a interessar-me: já vejo Catroga, Mexia, Ilídio Pinho, Braga de Macedo, Celeste Cardona, Paulo Teixeira Pinto, Rocha Vieira e Fernando Masaeva, com galos na testa por tanta persistência nos know-tow ao grupo chinês Three Gorges.

E, inspirando-me na sabedoria milenar dos chineses, vou criando a expectativa de que a história se repita e, daqui por algum tempo, veja o Grande Dragão, com olhos de tigre, corpo de serpente e chifres de veado, a pôr termo às agências de rating e, num colossal barco, levar para a China as lojas que proliferam por todo o lado, o grupo Tree Gorges, e, com toda esta gente, os mandarins (já com a testa achatada) que o PSD colocou a serviço dos chineses e, se possível, o próprio governo com muitos galos na cabeça pelos buracos que foi cavando coma sua sujeição ao know-tow.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?