domingo, janeiro 01, 2012

 

Crise ou trespasse?

Jürgen Habermas recentemente, numa conferência, alertou para o risco da democracia estar em perigo na Europa. Tudo, porque a U. E. deixou de ser uma aliança dinâmica na solidariedade, no desenvolvimento económico e na defesa dos valores humanos e direitos sociais, dos quais, desde 1945, se regozijava.

Por falta de líderes, foi arrastada pela lógica neoliberal da globalização do mercado, uma espécie de darwinismo social que tanto agradou, paradoxalmente (ou talvez não!), ao capitalismo de estado chinês.

A China está a adquirir empresas europeias privadas pelo melhor preço e só coloca, na direcção da gestão das suas organizações económicas, chineses. Imitam, em grande escala, o que fazem os chineses nas pequenas lojas de comércio (onde até dormem).

As consequências estão à vista: nenhuma empresa poderá concorrer com as empresas chineses, se não descer a fasquia dos direitos sociais para o nível da economia chinesa.

Se quer compreender para que servem, na Europa, as crises das dívidas soberanas, reveja, então, o modo de funcionamento do capitalismo de estado chinês e pense no que diria o PSD e o CDS sobre a venda da EDP, se ela fosse concretizada pelo PS (o que, aliás, não era de espantar!): 

http://www.youtube.com/watch?v=KqTAU996Vm0&feature=related

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?