quinta-feira, dezembro 22, 2011

 

Um discurso que vale a pena ler.

Anda por aí muita gente a pensar que a globalização é o fim da história. Supõem-se muito sabedores, decretando o fim do trabalho na mesma empresa, o fim das profissões, a deslocação global, etc.

Mas a globalização não é um fenómeno circunscrito ao nosso tempo.

Sempre que um povo ou uma nação ou uma crença conseguiu uma situação privilegiada aspirou dominar globalmente. Assim aconteceu com os impérios gregos e romanos, coma as cruzadas, com os descobrimentos, com o nazismo, etc.

A U.E. surgiu, precisamente, pela necessidade de equilíbrios que desaconselhassem tais ambições na Europa e na relação da Europa com outros povos, nomeadamente os E.U. Naturalmente, hoje a globalização, com as novas tecnologias da informação, tornou-se quase instantânea e essa é a grande diferença das mundializações de outras épocas.

Penso que vale a pena ler aqui http://www.slideshare.net/nas72/discurso-de-helmut-schmidt-no-congresso-do-spd o discurso de Helmut Schidt.

Sublinhava apenas seis ideias que julgo importantes para se compreender o que deveria ser o papel da U.E.:
1ª.- “propagação dos direitos das pessoas e da sua dignidade”(pg 5);
2ª.- o “princípio da subsidiariedade: aquilo que um estado não pode ou não consegue resolver, tem de ser assumido pela U.E”(pg. 8);
3ª.-“O C.E, a Com… e toda a burocracia de Bruxelas marginalizaram em conjunto o princípio democrático”(pg.9);
4ª.- “O globalizado lobby dos banqueiros empregou todos os meios para impedir toda a regulação”(p.g.10);
5ª.- “Sem crescimento, sem novos postos de trabalho, nenhum Estado pode sanear o seu orçamento” (ibidem),
6ª- “Quem acredita que a Europa pode, através de poupanças orçamentais, recompor-se faça o favor de estudar o resultado fatal da política de deflação de Heiinrich Bruning em 1930/32” (pg 11).

Naturalmente, há uma enorme diferença entre a estatura intelectual e dimensão política de Helmut Schmidt e os aprendizes de feiticeiros troikianos que andam por aí.

E isso é a nossa desgraça!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?