quinta-feira, dezembro 01, 2011

 

avaliar consequências

Podíamos aplicar à política o “Princípio da Responsabilidade” de Hans Jonas, da seguinte forma: o político responsável avalia os efeitos que eventualmente as suas ideias ou decisões podem causar na coesão social, nas gerações vindouras e na qualidade de vida da pessoa humana.


A política não é uma decisão técnica, mas uma decisão que tem em conta todas as dimensões da condição humana. Não é para piorar a vida dos cidadãos que se justifica a política.

Que consequência terá este Orçamento na coesão social (sacrificando mais uns do que outros), no sentido que as pessoas procuram para o seu futuro e futuro dos seus filhos (diz o Primeiro-ministro que para o ano podem haver mais sacrifícios), nas expectativas que se criam (será melhor emigrar), na qualidade de vida (haverá ausência de apoios sociais e mais desamparo na saúde, trabalho, educação e pão), nos impostos que são criados (sobre um copo de leite e sobre um iate); nos valores (ou desvalores) que orientam as estratégicas políticas (há sempre mais do que uma opção estratégica), que modelo de sociedade configura?

Gostaria de ouvir o PS a fazer esta avaliação, mas Seguro só explicou a qualidade da oposição que faz (não é um bota abaixo, mas responsável). Uma tal explicação só se justifica como deriva retórico para visar um pedir desculpa por se dizer oposição.

“O+posição” não significa luta de galos! Significa ter ideias que são inversas à posição colocada. Não há oposição mais responsável do que outras: há formas de organizar a vida, as pessoas e o futuro diferentes e, por isso, se opõem.

Faltando tais ideias, surge a luta de galos e, na retórica, as derivas de uma desculpa envergonhada para colocar o mesmo a opor-se ao mesmo.

É neste absurdo que Passos Coelho diz a Seguro como deve fazer oposição e Seguro diz a Passos Coelho como deve governar. Não se avalia as consequências deste Orçamento nas diferentes dimensões da condição humana. P.Q.P.!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?