segunda-feira, novembro 07, 2011

 

Uma desrazão vai obscurecendo as nossas vidas.

No meu modesto parecer, a razão, essa capacidade de fazer luz sobre o que é obscuro, de promover uma verdade que se vai construindo com a descoberta de erros, foi atirada ao caixote do lixo. Ouvi Miguel Júdice, num dos seus documentários na TV, dizer que tem de ser assim: “dizer uma coisa na campanha eleitoral e fazer outra na governação, porque de contrário não ganhavam eleições”. Pensei que não podia ser assim, pensei que a democracia era diferente de outros regimes, porque era o único que recusava a arbitrariedade, apoiando-se nos contratos que eram estabelecidos entre eleitos e eleitores. Hoje, leio num jornal que Ribeiro e Castro considera que as declarações de Alexandre Mestre (quem está desempregado deve emigrar) são acertadas. Pensei que era impossível ser governante sem sentido patriótico: defender o seu País e fazer tudo para que ninguém o tivesse de abandonar para ser feliz. Agora, estou a ler a opinião de um articulista que diz que Seguro faz muito bem em se abster na votação do Orçamento, porque assim abriu as portas a que venhamos a ter o 13º mês (criado por Marcelo Caetano). Mas então, a ideologia do PS é o negociozinho? Abandonou um pensamento para Portugal, capaz de se confrontar com outras ideias? Depois, Seguro diz que vai fazer uma crítica feroz ao orçamento, lembrando-nos aqueles que dizem “agarrem-me que eu mato-o!”. Porque será que o PS não dá conta de cavar a sua inutilidade?


Uma enorme frustração é sentida por toda a gente que não gostava de Sócrates e que esperava um governo que contrariasse a lógica do darwinismo social que vai tornando os ricos cada vez mais ricos e em menor número (nem pagam impostos, já colocaram a sede das suas empresas na Holanda e noutros países) e os pobres cada vez mais pobres e em maior número?

Cada vez nos identificamos mais com a Grécia e cada vez é para Portugal premonitório o que está a acontecer nesse País, onde se fundou a democracia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?