domingo, novembro 20, 2011

 

Dia da Memória

Hoje, é o Dia da Memória. A sua persistência foi pintada por Salvador Dali.


Mas a memória não é um cemitério abandonado, como escreveu Margarite Yourcenar: é a escultura do tempo que molda um desejo originário de felicidade reconhecido no interior da nossa própria história individual e colectiva.


“Recordar, é viver”, já diz o ditado. O que fica para lá da vida é a morte. E é a certeza da morte que nos adverte do valor da vida.


Não se vive fechado sobre si mesmo, como náufrago numa ilha deserta entregue aos próprios recursos.


A vida acontece pela abertura aos outros, à vida e ao mundo. A forma humana superior de viver é a solidariedade: sentir o sofrimento dos outros como nosso próprio sofrimento. E quem o disse foi Santo Agostinho no imperativo: “ ama os outros como a ti mesmo”.

O Bispo de Hipona fez da memória uma ética do desejo. Dizia que, pela memória, o homem procura no interior de si próprio uma felicidade originária (a que foi por si vivida antes do pecado original).

O amor surge, nesta perspectiva, como o desejo de usufruir um paraíso perdido.

Na ética do desejo, o amor é pensado, segundo o modelo da “Cidade de Deus”: um mundo mais humano e mais fraterno. E gera a luta por uma “Cidade melhor”.

A perda da ética do desejo é o egoísmo, a indiferença, a resignação que esquece o lugar do outro na vida humana. No seu limite, traduz-se, como diria a Filósofa da “Condição Humana” (Hannah Arendt), na banalização da política “como acção e como processo, de conquista do direito a uma vida feliz”, no deixar que o mal se banalize.


Foi esta a lição dos melhores, entre os nossos antepassados: recusar a indiferença perante o sofrimento dos seus semelhantes, lutar para que o relógio do tempo não pare no desprezo, na resignação, no egoísmo.


É respeitando este legado, que estaremos em luta na próxima Quinta Feira contra o empobrecimento, a injustiça, a prepotência, a indignidade, a necessidade de salvar a democracia e lutar pela JUSTIÇA.

Pelo direito à MEMÓRIA, estaremos na GREVE com as esperanças que ABRIL criou.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?