terça-feira, outubro 04, 2011
Saudamos o Cinco de Outubro
O Cinco de Outubro de 1910 pretendia um regime do povo para o povo, baseado nos princípios da igualdade, liberdade, justiça e democracia.
A Republica colocou na ordem do dia a urgente necessidade de dignificar a “coisa-pública”, lutando contra o clientelismo, a corrupção e a desigualdade da lei e perante a lei.
A República pensava a política como uma moral em acção e por isso identificava a ética política com o princípio da responsabilidade: exige aos governantes que avaliem as consequências das suas decisões na qualidade de vida dos cidadãos e que respondam às criticas que lhes são feitas.
A Primeira República fracassou, quando os ideais republicanos foram substituídos pelos jogos de interesse e de poder.
A Segunda República procurou corrigir os erros da primeira com a limitação das liberdades e a instalação de um regime corporativista e ditatorial.
Estamos, hoje, a Terceira República iniciada com o 25 de Abril. Reconquistou-se a liberdade e direitos sociais; e os cidadãos retomaram a esperança de um mundo mais justo e mais humano.
Hoje, vivemos ocupados pela troika e a nossa vida tornou-se um desespero constante. Vivemos sem esperança e com receios pesados do que nos poderá acontecer no futuro.
Saudar o 5 de Outubro é enaltecer os ideais da república, lutando por um País mais solidário para com os que mais sofrem e por um governo que diminua o sofrimento dos que mais sofrem.
Viva o 5 de Outubro.