segunda-feira, outubro 17, 2011

 

Este Governo nada aprende com o que acontece na Grécia!

Ouvi a conferência do Ministro das Finanças. Falou como um técnico muito convencido, que quer vergar a realidade às suas ideias. E considera, como é próprio de um autista, como sendo o rumo traçado pelas suas ideias a única via possível. Referiu, várias vezes, que aprendeu com a memória do expansionismo recente, mas não foi capaz de analisar os erros desse crescimento económico: isto é, deitou fora, com a água que lavou o menino, o próprio menino.

Os clássicos tornaram evidente um princípio: só circulando dinheiro se faz mais dinheiro. O Ministro das Finanças faz outro: só sacando dinheiro se obtém mais dinheiro. E chama a isto “romper com o passado”. Mas o passado que criou a crise foi o do “sacanço”.

A economia não faz parte das preocupações deste Governo e as chamadas gorduras do Estado não são desfeitas com reformas administrativas, nem com a redução de Mercedes, BMW, Fundações, Capitais da Cultura e outros gastos inexplicáveis. Para este Governo, os cortes são esvaziamento das funções sociais do Estado, despedimentos, diminuição de salários dos funcionários mais modestos da Função Pública e dos pensionistas. E já se ficou a saber que a sanha persecutória vai levar a que esta classe (abominada por este Governo) perca ¼ do seu vencimento.

Não entendo este Ministro, nem este Governo. Nada aprende com o que acontece na Grécia. Considera temporário o que depois é definitivo. Ver-nos livres desta gente ultra-liberal é não só imperioso, como uma necessidade de despoluir um ambiente que nos deprime e indigna.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?