terça-feira, setembro 06, 2011

 

Uma seca, mas não anunciou mais impostos!

Ouvi a entrevista de José Gomes Ferreira ao Ministro das Finanças. A SIC está de parabéns por ter ao seu serviço um jornalista que estuda os problemas e se coloca do lado do ouvinte para interrogar o Ministro e não para lhe abrir espaço à propaganda.

A entrevista vai fazer correr muita tinta. Penso que Victor Gaspar foi politicamente “correcto”, sabendo ser esguio às questões.Mas ouvi-lo é uma seca.Teve uma vantagem: não anunciou mais impostos: só os deixou subentendido.  

Explicou o problema financeiro do País como um mecânico explica uma avaria. Mas um País não é uma máquina e as crises que envolvem o ser humano, o seu direito a ter uma vida digna, não são meras avarias.

Não parece plausível que uma recuperação económica em 2013. A imprevisibilidade da situação financeira a nível global leva a crer que o esforço dos sacrifícios que fazemos terá efeitos excessivamente recessivos, tornando-nos mais pobres para enfrentar a recessão que cresce. Além disso, o Ministro nada disse sobre a corrupção ou sobre a reforma do Estado. Mas sem esta reforma não há emagrecimento sustentável: o que há é diminuição de custos nos serviços públicos que, ao fim e ao cabo, resultam em mais impostos indirectos sobre aqueles que menos têm.

Estou a ouvir Filipe Meneses, presidente de uma autarquia que mais dividas tem, falar do despesismo e da necessidade de uma economia saudável. De facto, na política o que é preciso é lata!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?