domingo, setembro 11, 2011

 

A "conversa" do Professor.

Temos de tirar o chapéu às pessoas inteligentes. Os comentários do Professor na TVI (pensem na conotação de “o Professor”) são de um sibilino apoio ao Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa abre uma estreita porta para criticar o governo, mas logo a seguir escancara a porta para, de uma forma indirecta, abrir esperanças na política seguida, particularmente (vejam bem!) no cumprimento das promessas feitas pelo Ministro da Economia.

E, ao deixar subentendido que o Governo sabe ouvir as críticas (obrigaram, segundo o professor, o Ministro das finanças a explicar-se e o Ministro da Saúde a recuar nos anunciados cortes nas vacinas e na pílula), transforma as críticas internas numa credibilização do Governo, dando a entender que há uma diferença entre este governo e o socrático, na abertura à correcção de políticas, o que é abrir ao "sol" o fundo do túnel.

Quando ao que se passou no congresso do PS, desmontou o seu impacto de uma forma elegante, sem nunca usar o estilo propagandista ou aquelas tiradas “broeiras” (de quem esquece que os seus próprios telhados são de vidro) que lemos dos PSDs que militam nos blogs ou no facebook.

Ninguém o pode acusar de propagandista ou panfletário. Usa o marketing que sugere uma linha de muita objectividade, independência e distanciamento.

Sabe encontrar os “lugares do preferível” (como se diz na teoria da argumentação) para uma propaganda encoberta, que se faz pelo que deixa subentendido, o que é muito mais eficaz, porque muito mais anestesiante.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?