segunda-feira, agosto 08, 2011

 

Era previsível!

A onda neo-liberal que se tornou globalmente hegemónica no pós-guerra fria, trouxe o gene de uma recessão grave global, como refere Nouriel Roubini.

Os países endividaram-se com investimentos não-produtivos e os partidos desideologizados, pragmáticos e mercantilizados confessaram a sua incapacidade, recorrendoaos novos gurus do pensamento único para nos governarem com números, gráficos e troikas. Mas a receita acentua o paradoxo: o recurso ao financiamento para resgate das dívidas obriga a uma austeridade que desorganiza a própria economia.

O erro é evidente: não se pode privilegiar o capital financeiro, desprezando o capital produtivo com o encerramento de fábricas e abandono dos campos.

Aqueles que sacralizaram a auto-regulação do mercado podem, agora, com a diminuição do rating dos Estados Unidos, perceber o embuste dessa lógica.

A economia nunca se deveria separar das ciências humanas. Foi isso que configurou o paradigma que nos vai arrastando para um beco sem saída e cavando a ameaça de uma explosiva crise social.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?