terça-feira, julho 05, 2011

 

Novo Leviatã.

No passado não conseguiram detectar riscos e erraram sempre nas suas avaliações. Mas quem não era para levar a sério no passado tornou-se num “adivinho” do futuro. Assim pensam os chefes da comunidade europeia (onde não há líderes) e o governo da Grécia e de Portugal, em relação às agências de notação de risco.


Todos obediente e cegamente vão sacrificando os gregos e os portugueses (para já!) no altar dos especuladores dos fundos financeiros internacionais e dos bancos do Norte da Europa. É que estes precisam de ver garantida a rentabilidade dos seus empréstimos e as agências de rating, como a Modis, ao considerarem lixo a divida portuguesa e grega desempenham o papel, que melhor lhes convém. E assim vai surgindo o grande Leviatã de três cabeças troikianas que impõe medo e obriga austeridade atrás de austeridade até à derrota final.


É tempo do Governo português aprender com os erros da Grécia: não vale a pena seguir políticas que fazem o regresso à barbárie nas relações laborais e na segurança social, provocam ainda mais recessão na economia e atrasam o Futuro das novas gerações em muitos e muitos anos.


É preciso dar a volta a isto ou sair do euro, o que deve assustar e muito a Alemanha e a França, países que mais lucram com tal moeda e mais acriticamente seguem a onda neo-liberal.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?