quarta-feira, julho 20, 2011

 

"Bons-alunos"...

Suponho que foi Cavaco Silva o primeiro a utilizar a expressão “bom-aluno” para se referir aos “esforços” de Portugal para acompanhar o desenvolvimento da Europa. Pela situação que temos hoje (destruição da agricultura com subsídios para não cultivar, etc., etc.,) era melhor termos sido “alunos-normais”.


Agora, Passos Coelho quer tornar Portugal num “bom aluno” da Troika e faz mais do que lhe pede o “professor”: reduz em 50% o 13º mês, desbarata o “capital” das golden-shares, penaliza com impostos o trabalho, decreta o sorvedouro de direitos que representavam conquistas civilizacionais, torna a vida de quem vive do seu trabalho uma vida desesperada, não procura saber para onde foi o dinheiro dos contribuintes, etc., etc.

De trinta e tal anos de professor sempre preferi os alunos normais e inteligentes aos “bons-alunos”. É que, os chamados “bons-alunos”, só ”marravam” o que vinha nos livros, eram incapazes de inferir de coisas semelhantes coisas diferentes e encontrar em coisas diferentes coisas semelhantes, fechavam-se no seu umbigo, nunca liam um jornal, nem iam ao cinema, nunca se viam nos bailes de garagem, achavam que era perder tempo correr na praia atrás dos calções com uma colega ao pôr do Sol, não eram solidários, eram maus colegas e bajuladores dos professores.


Agora percebo bem, ao ver a Troika a empurrarmo-nos para um abismo, quanta razão tinha!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?