quarta-feira, junho 29, 2011

 

Um Homem sábio!

Hoje encontrei o meu amigo. Não é uma pessoa qualquer: é um sábio! Há cerca de três anos, depois de um jantar de amigos na baixa do Porto, por volta das duas da manhã, encontrei-me sozinho. Todos foram embora e, na presunção de que eu tivesse levado carro, deixaram-me entregue à solidão na suspeita de uma noite muito escura.



Desciam a Rua 31 de Janeiros pequenos grupos estranhos. Antes que me pedissem lume para acender um cigarro e em seguida me pregarem um murro para me assaltarem, coloquei-me ao lado de um homem, que levava um saco de plástico avolumado e do alto dos seus dois metros caminhava vergado sobre o olhar que se prendia ao chão. Fui, em silêncio, ao seu lado até que, no cimo da rua, o homem parou e, na entrada de uma casa comercial, colocou o saco donde retirou uma manta, preparando-se para ali ficar. Foi, então, que levantou os olhos, olhou-me de frente e quebrando o silêncio desferiu a máxima de um sábio: “Não nos ensinaram a roubar, estamos fod…”.


Hoje encontrei-o, sentado na soleira de uma porta com o chapéu preto ao lado e a olhar para o chão. Deixei-lhe uma notita que nunca pagará uma sentença tão sábia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?