terça-feira, abril 26, 2011

 

A ética da responsabilidade não pode ser um conceito vazio

Comecei a ouvir a entrevista de Sócrates, mas o meu pensamento foi para certas questões, com as quais não me conformo nem percebo por que é que a esquerda, tão ciosa da luta pela democracia, ainda não as teve em conta nem parece interessada em lutar por elas.


A democracia é um regime de regras e os programas eleitorais são contratos que os partidos fazem com os eleitores; e se, obviamente, têm a obrigação de honrar esses compromissos, consequentemente pelos mesmos têm de ser responsabilizados.


1ª Por que é os programas dos partidos não são entregues no Tribunal Constitucional com a indicação de um primeiro-ministro responsável pelo seu cumprimento? Se isso fosse feito, acabaria este regabofe deprimente dos programas dizerem uma coisa e no governo fazer-se outro. Qualquer cidadão poderia pedir responsabilidades pelo não cumprimento de contratos.


2º Por que é que não é criminalizado o regabofe das despesas que levaram o País a ficar a dever dinheiro que vai ser pago por muitas gerações vindouras? É um saque obrigar gerações, que ainda não estão cá, a pagar o que não mandaram vir e, por certo, abominam, como são as parcerias público-privadas, a falta de rigor e transparência nos dinheiros dos contribuintes.


3º- Por que é que quem não encontra partido que o possa representar e, acreditando na democracia vota em branco, não há-de ter o direito de ver a percentagens de votos brancos representada por cadeiras vazias no parlamento?

Quanto a esta última, já fiz uma petição http://www.peticaopublica.com/?pi=JBM que para valer precisa, ainda, de muitas assinaturas.

Quando aos outros pontos, não haverá por aí quem, com mais jeito do que eu para convencer, faça qualquer coisinha para ficar em lei a responsabilização dos políticos pelo não cumprimento de contratos, não acautelarem os direitos das gerações vindouras e desbaratarem os dinheiros públicos? Será que  a esquerda também não quer demarcar a política do roubo e da incompetência?!...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?