terça-feira, abril 26, 2011
A ética da responsabilidade não pode ser um conceito vazio

A democracia é um regime de regras e os programas eleitorais são contratos que os partidos fazem com os eleitores; e se, obviamente, têm a obrigação de honrar esses compromissos, consequentemente pelos mesmos têm de ser responsabilizados.
1ª Por que é os programas dos partidos não são entregues no Tribunal Constitucional com a indicação de um primeiro-ministro responsável pelo seu cumprimento? Se isso fosse feito, acabaria este regabofe deprimente dos programas dizerem uma coisa e no governo fazer-se outro. Qualquer cidadão poderia pedir responsabilidades pelo não cumprimento de contratos.
2º Por que é que não é criminalizado o regabofe das despesas que levaram o País a ficar a dever dinheiro que vai ser pago por muitas gerações vindouras? É um saque obrigar gerações, que ainda não estão cá, a pagar o que não mandaram vir e, por certo, abominam, como são as parcerias público-privadas, a falta de rigor e transparência nos dinheiros dos contribuintes.
3º- Por que é que quem não encontra partido que o possa representar e, acreditando na democracia vota em branco, não há-de ter o direito de ver a percentagens de votos brancos representada por cadeiras vazias no parlamento?
Quanto a esta última, já fiz uma petição http://www.peticaopublica.com/?pi=JBM que para valer precisa, ainda, de muitas assinaturas.