domingo, janeiro 23, 2011

 

Cinco conclusões se podem tirar destas eleições:

1ª- Cavaco Silva ganhou as eleições, como se esperava. Foi um erro o BE ter apoiado um candidato que era previsível ser apoiado pelo PS de Sócrates. Não há esquerda com este PS. A soma do BE + MRPP diminuiu a votação em Manuel Alegre: teve menos votos e menos percentagem.


2ª O BE com esta aliança sofre um duro golpe de credibilidade. Os seus militantes devem, agora, pedir responsabilidades à sua liderança. Toda a gente sentia que Manuel Alegre estava amarrado ao PS e se serviu do BE para obrigar o PS a apoiá-lo. É preciso um debate interno (e não a retórica justificativa, tão grandiloquente como balofa) que possibilite nova liderança no BE. A sua liderança está gasta e viciada nos corredores do poder.



3ª Manuel Coelho representou a voz dos que não têm voz e Fernando Nobre poderia ser o candidato de uma esquerda que não se identificasse com o bloco PSD+PS. Era a esperança que o BE desperdiçou e traiu. Era a esperança que o BE desperdiçou e traiu. Foi a candidatura mais caluniada, mais silenciada e mais vilipendiada pelos media. Uma vergonha!



4º O PC com uma voz própria e autónoma manteve uma coerência que não se encontrou no BE nem no MRPP.


5ª Por mais golpes de rins que faça Sócrates, por mais jeito que tenha para uma lábia manipuladora, é evidente que ele sai derrotado e o seu reinado está por dias.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?