quarta-feira, novembro 03, 2010

 

Ano de luta contra a pobreza

2010 é o ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social. Perante o crescimento constante da pobreza (já há mais de dois milhões de pobres) é pura obscenidade a propaganda que nos aparece na TV a ensinar a poupar e é puro cinismo a retórica usada pelo Governo, fazendo-nos crer que os sacrifícios propostos pelo Orçamento do Estado para o próximo ano (entre os quais há uma redução de três milhões de euros nas funções sociais do Estado) vão garantir um futuro melhor.


Nenhuma miséria ou sofrimento pode ser contrabalançada pelo eventual bem que engendra. A pobreza e o sofrimento, privando o homem da sua dignidade, apelam a um auxílio imediato que, sob o ponto de vista da boa-governação, terá de ter uma resposta prioritária.


Só por puro cinismo ou demagogia, se pode falar em correcção do deficit, ficando indiferente ao sofrimento e à miséria que cresce entre nós. Este Orçamento, não só não soube ter isso em conta, como também faz pagar aos mais pobres a crise de qual não são culpados.


Temos, com amargura, de concluir: por mais contorcionismo retórico que Sócrates consiga fazer, por mais caricata e pacóvia que seja a incursão mitológica de Santos Silva, este PS nada tem de socialista e está mais à direita que a própria direita que se lhe opõe.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?