terça-feira, outubro 05, 2010

 

Um momento alto

Penso que foi um exagero os gastos com a celebração dos cem anos da República. Fala-se em 6 milhões de euros e há quem diga que atingirão 10 milhões. Talvez nunca se saiba ao certo quanto foi gasto nestas comemorações. A justificação só pode ser uma: transformar a efeméride numa propaganda ao regime, lançando a confusão entre républica e democracia.


Houve, no entanto, um momento que escapou a esse intento: foi com o discurso do presidente da comissão para as comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva (não o ministro com o mesmo nome). Afirmou:

«Precisamos uma vez mais de mudar de vida, de promover as reformas indispensáveis para a reconstrução de um equilíbrio, económico e financeiro sustentável, para a reafirmação de um Estado de Direito autorizado e credível, para a revitalização de uma democracia mais transparente, mais mobilizadora, mais livre de interesses e clientelas".


De facto, é este o problema que se vai tornando na “mãe de todas as crises”. E não é este governo medíocre e clientelar que o irá resolver.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?