terça-feira, outubro 26, 2010

 

Corrupção?!... Só de gravata.

No ranking anual sobre os países mais corruptos da Europa, Portugal ocupa um dos primeiros lugares. É uma evidência atestada pela indução das imagens exteriores de riqueza de muita “gente de bem”, que não tem cabras, mas jorra “leite” em metal valioso.
Há quem chame roubo dos dinheiros públicos à corrupção. E diga que esse dinheiro tem consequência no atraso do desenvolvimento de um país, nomeadamente na construção de escolas, hospitais, vias de comunicação, etc. Mas não é bem assim: é na construção de hospitais, auto-estradas, portos, etc., que a corrupção, em Portugal, se promove.
Por isso, a corrupção só pode acontecer com gente distinta que fale bem, vista em conformidade, tenha passado por algum ministério e use óculos escuros. Só estes homens podem obter essa distinção, pois só eles podem, em tribunal, usar o direito “à não-recriminação”: basta que nada digam para que os factos, extraídos de cansativas buscas, nunca se provem, deixando os seus autores sempre de “consciência tranquila”
Os outros são gatunos perigosos: podem roubar pacotes de leite para matar a fome aos filhos. Desconhecem o direito “à não-recriminação”, mostram-se arrependidos e, por isso, ficam condenados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?