sexta-feira, julho 23, 2010

 

O que nos revolta!...

A exaltação do cinismo é ver na TV, seja na “quadratura do círculo”, ou noutro espaço, indivíduos com três ou quatro empregos, milionariamente pagos, a dizerem que “justa causa” é o mesmo que “razão atendível” e que é preciso despir a Constituição da carga ideológica que vem de 75.


Fica-se com uma revolta interior difícil de exprimir. Então o neoliberalismo não é uma ideologia, não tem os seus critérios valorativos (o critério do interesse pragmático) a orientar comportamentos?!...

Ouvi há poucas horas um empregado do comércio dizer-me: «o patrão disse-me há bocado: este ano não há férias, se quiser férias vá-se embora». E o meu amigo respondeu-lhe: «Mas Você não me pode despedir!» Ao que o patrão retorquiu: «quer razão mais forte do que não poder pagar a outro empregado?!»


O coordenador da proposta do PSD tem razão para a “razão atendível” Recordemos que Paulo Teixeira Pinto saiu do BCP com uma indemnização de 10 milhões de euros e até final da vida (que se espera longa) terá uma pensão anual de 500mil euros. http://economia.publico.pt/Noticia/paulo-teixeira-pinto-recebeu-10-milhoes-a-cabeca_1317016. Fora os empreguitos que, entretanto, já tem, como o de livreiro e editor.

Se está a pensar que toda a “razão atendível” será como a sua, vive num outro mundo. Talvez o celestial, para onde se presume que quererão ir monárquicos crentes em Deus e da OPUS-DEI.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?