terça-feira, julho 20, 2010

 

Falta-lhe substância.

Houve tempo em que toda a reflexão partia da seguinte metodologia: ver, julgar e agir.


Passo Coelho poderia chamar o seu staff e dizer: vamos ver, ministério por ministério, o que não funciona, o que causa desperdício, o que tem consequências perversas, seja na educação, na justiça, na economia, nas finanças, no parlamento, no nosso partido, etc.

Depois deste balanço, poderia pedir soluções: quais as melhores ideias para corrigir o que está mal, para evitar desperdício, para melhor ligar os eleitores aos eleitos, diminuir a pobreza, melhorar o desempenho, promover a qualidade das aptidões, dar resposta aos problemas, etc., etc.

Encontradas as melhores ideias, seguia para a última etapa: elaborar um caderno de propostas para um governo social-democrata retirar o País da crise.

Mas, como bom “jota”, resolveu dar um salto para o mais fácil: o blá…blá… sobre a Constituição. Já ninguém se lembrava desta carta magna que todos os dias é atropelada sem qualquer queixume. E, no seu blá…blá…encontrou uma justificação: vamos despir a Constituição dos resquícios socialistas (esquecendo que também são social-democratas) para ter uma constituição limpa de todas as ideologias e assim receber uma configuração que sirva de “fatiota” para qualquer governo.

Obcecado com esta falácia esqueceu que uma Constituição, assim despida, também recebe um formato ideológico: o do pragmatismo neo-liberal.

Passos Coelho conseguiu, assim, bem ao estilo “jota”, de quem se doutora numa universidade tipo independente, marcar uma agenda política: a partir de agora terá sindicatos, partidos, associações cívicas, em suma, toda a gente, mesmo do PSD, contra si.


Passos Coelho vai, com certeza, descer nas sondagens, começará a ter os seus correligionários a “ferrar-lhe” nas canelas e não demorará muito que tenha de regressar ao colo do seu barão Ângelo Correia.


Geralmente, é este o destino dos políticos plastificados, sem substância!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?