domingo, junho 27, 2010

 

"Até quando?"

Mais de cem mil vítimas do fascismo franquista interrogam-nos do seu túmulo: “Não tive julgamento, nem advogado, nem sentença. Os meus familiares continuam a procurar-me. Até quando?”

Dar resposta a estas perguntas foi o que pretendeu o Juiz Baltazar Garzón. Os fascistas conseguiram silenciar Grazón, com a complacência do PSOE de Zapatero e do PP de Mariano Rajoy.

Entre nós, a crise económica, social e moral vai criando condições para o branqueamento do fascismo e já poucos se lembram das Catarinas que morreram às mãos da PIDE.

Pedro Almodóvar e Javier Bardem dão voz às vítimas da intolerância fascista num vídeo. Não podemos “apagar a memória”. Também, entre nós, falta este apelo à consciência cívica, ao direito à justiça.

Os crimes contra a humanidade sempre surgiram em momentos de crise económica, social e moral. Convém recordar que algumas dessas vítimas procuraram refúgio nas nossas fronteiras e, depois de serem exploradas por muitos dos que as receberam, foram entregues à polícia fascista espanhola por alguns trocos.

Ouçamos o aplelo:  http://www.youtube.com/watch?v=Xf8oZKEejD8

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?