sábado, junho 26, 2010

 

Mais uma cimeira do G8 e do G20

No Canadá está reunido o grupo de países mais ricos do mundo, conhecido por G8 e, de forma mais alargada, G20. A retórica é sempre a mesma: estão preocupados com a pobreza, com a crise económica e financeira. Querem encontrar respostas para esta situação.

A poucas centenas de metros, ouvem-se os protestos de milhares de manifestantes contra a hipocrisia destas cimeiras e os avultados custos das mesmas (mil milhões de euros). Entretanto, a ONU continua a proclamar aquilo que é uma evidência: a pobreza no mundo aumenta na razão inversa da riqueza. Isto é, desenvolve-se no mundo uma espécie de darwinismo social: os ricos são cada vez mais ricos e em menor número e os pobres cada vez mais pobres e em maior número.


O problema da crise não é só estrutural das economias dos países mais pobres, mas sobretudo o resultado do egoísmo desenfreado, da corrupção e da desregulamentação do mercado.


Há quem diga que este problema não se resolverá com estas cimeiras, mas com o desenvolvimento de um sentimento de revolta que explodirá tragicamente em guerra, mais cedo ou mais tarde.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?