sexta-feira, junho 18, 2010

 

Em jeito de homenagem a Saramago.

Faleceu José de Sousa Saramago. Conheci-o na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.


Saramago bateu-se sempre pelos ideais, era um homem frontal, sem rodriguinhos ou hipocrisias. Dizia o que pensava, sem receios, num País cheio de gente gelatinosa. Merece, por isso, o nosso respeito e consideração.

O reconhecimento da qualidade do seu pensamento e da sua escrita foi feito pela Academia que lhe atribuiu o Nobel da Literatura. Muitas das suas obras, como “Ensaio Sobre a Cegueira”, foram adaptadas para o cinema. Foi jornalista e, para além da “Capital”, também escreveu em jornais da província, como o Jornal do Fundão.

A sua escrita era polémica, como a escrita de todos os génios. Começou por ser serralheiro mecânico e fez o curso liceal à noite. Gostava de ler, de ler muito e aí nasceu a sua vocação para a escrita.

O seu primeiro romance foi “Terra do Pecado”. A sua obra em prosa é monumental, mas também escreveu poesia, “Os Poemas Possíveis”.

A Saramago se deve uma grande parte do reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa e nisso prestou a Portugal e à sua imagem um serviço inquestionável. Em vários países, de diferentes continentes, havia um cátedra de José Saramago.

Azinhaga da Golegã, que o viu nascer em 16 de Novembro de 1922, está de luto.

Em jeito de homenagem, deixamos um pequeno texto de crítica ao neoliberalismo, que está, hoje, muito actual.

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»


José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

E já agora  visitem o seu blog http://blog.josesaramago.org/

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?