sábado, maio 08, 2010

 
Faz hoje 65 anos que terminou a Segunda Guerra Mundial. A crise que vivemos obriga a Europa a um sobressalto cívico. Construiu-se uma paz, mas a paz não sobrevive sem justiça social.


O darwinismo social que cavou a crise que, hoje, vivemos na Europa é o reflexo de uma ideia-armadilha: a ideia de que era possível um crescimento económico sem regras. Esse crescimento deu origem a um darwinismo social que o povo grego, desempregados e mal pagos, com suas manifestações vem denunciando. Em breve este mal estar causado por milhões que na Europa se vêem deserdados do crescimento económico seguirão o exemplo dos gregos.

A economia não pode separar-se do bem-estar colectivo, as empresas não podem pensar só nos benefícios dos seus accionistas, mas têm de zelar pela sua função social.

A política tem de comandar a economia e não se separando da vida social. É preciso que os governos dêem sentido ao fundamental: diminuir o sofrimento dos que mais sofrem. Não permitir que esse sofrimento se cave à custa dos que mais têm.

Precisamos de políticos com sentido de Estado e com vontade de servir os que os elegem e não de chicos-espertos. Temos de evitar uma nova guerra, obrigando as empresas e os bancos a cumprir a sua função sócia. Não podemos permitir que se criem as condições para que a paz que temos vivido desapareça. Só há uma maneira de evitar a guerra é promover a justiça social.

http://www.youtube.com/watch?v=7hbcoUtIpyk

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?