domingo, fevereiro 07, 2010

 

O" "buraco da fechadura"

Primeiro-ministro diz que temos “um jornalismo de buraco de fechadura”. A metáfora é perfeita. Foi sempre essa a razão de ser do jornalismo. Falar do que os leitores desconhecem, do “risco que é pisado às escondidas” e têm interesse público. O jornalismo não é uma profissão de “recadeiros” que dizem o que o poder gosta de ouvir ou que o bajule.


Por natureza, o jornalismo deve ser uma profissão anti-poder. Precisamos duma informação que nos leve, como diriam os romanos, a saber se a mulher de César só parece ser séria ou se é mesmo séria.

Há quem fique fora de si com a violação do segredo de justiça pelos jornalistas, mas isso só acontece com gente importante, os outros não falam disso. Aliás o segredo de justiça já não serve a tranquila progressão dos processos, mas tornou-se no véu que esconde a “pouca vergonha”.Devia acabar para maior transparência da vida política.

Sócrates construiu, com a sua propaganda, um “país” que existe apenas na sua megalomania e na cabeça dos seus apaniguados. Os portugueses já deram conta que a realidade é muito diferente daquela que “prega” o Primeiro-ministro e é trágica pela incompetência e ausência de sentido de Estado de quem nos governa.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?