terça-feira, fevereiro 02, 2010

 

Faleceu Manuel Serra


Faleceu Manuel Serra. Portugal seria outro, se Manuel Serra tivesse ganho o primeiro congresso do PS, depois do 25 de Abril. Perdeu a favor de Mário Soares, devido a uma intervenção muito emotiva do “seu amigo” Manuel Alegre que nessa altura (1974) acabara de entrar para o Partido (nunca foi seu fundador como por aí se diz).


Manuel Serra era, ideologicamente, oriundo da acção católica progressista. Tinha uma concepção da política que nada condizia com a retórica republicana. Era um homem bom e de convicções. Esteve no Golpe de Beja, participou, com Miguel Sousa Tavares, na intentona fracassada da Sé de Lisboa e foi um dos fundadores do Movimento Socialista Popular (um grupo autónomo do PS).


Defendia um socialismo aberto aos valores cristão, expressos na “Rerum Novarum” e uma militância inserida no tecido social, onde, segundo ele, se fazia a escola do socialismo humano. Por não ver que o PS seguia esse rumo, mas o do “aparelhismo” (sindicância de votos, retórica falaciosa, etc.) que levava a esvaziar os seus valores, abandonou este Partido, logo a seguir ao Congresso.


Conhecia-o e admirava-o. Onde estiver, o meu abraço.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?