sábado, dezembro 05, 2009

 

Em vez de retórica, exige-se “mãos limpas


Uma grande manifestação percorre, hoje, as ruas de Roma. Exige-se que "A política se faça com mãos limpas" e pede-se a Berlusconi que se demita e aceite ser julgado".
Exigência difícil, já que deixaram Berlusconi juntar ao muito dinheiro que tem um poder quase absoluto.

Por aqui os sinais de apodrecimento do regime são tão preocupantes como em Itália. Também aqui é mais inconstitucional saber donde provém o dinheiro ilícito que a própria corrupção (que destrói os alicerces de um estado de Direito). O governo governa, segundo os interesses dos Banqueiros e fala em Estado de direito como se o Estado não fosse de todos nós.

O Estado de direito tem leis iguais para todos, não privilegia ninguém, respeita a separação de poderes e pauta-se pela transparência. Não pode ser, por isso, a "palavra-armadilha", a cortina que esconde, fazenco jeito a muitos banqueiros que querem encobrir quem lá deposita muito dinheiro, ganho ilegalmente, sem explicar a sua proveniência.

Mais cedo ou mais tarde teremos de vir para a Rua pedir “mãos limpas para a política” em Portugal, antes que a democracia seja um conceito sem sentido.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?