sexta-feira, outubro 30, 2009

 

Corrupção de face “desoculta”

Nunca houve um título tão expressivo como “Operação de Face Oculta” para designar a corrupção, tornada púbica, que envolve Armando Vara, José Penedos (Pai e Filho), etc.

Já ninguém liga ao “empecilho” do segredo de justiça e até o organograma dos procedimentos corruptos já vem na imprensa. Chama-se a isto divulgação pedagógica do sucesso rápido. Não era possivel prever esta acção uns tempos atrás?!...

A corrupção de “Face Oculta” tem uma semântica "carnavalesca", o que lhe dá um certo nível e a esvazia dum sentido criminoso Torna-a num modo de vida, próprio de gente de "bom gosto", própria de quem frequenta festivais carnavalescos.
Não são, por isso, "gangs" a ocupar-se dessa tarefa, mas gente de outra qualidade, que nada tem a ver com "pilha-galinhas" ou salteadores de bancos. Só se aplia a expressão (Face Oculta) a gente que vai ao teatro de Veneza, percorre as luxuosas festividades onde o colorido das fantasias esconde "qualquer suspeita". É gente que administra Bancos, empresas públicas, foram ex-ministros, etc.. São a referência do sucesso em Portugal!...

Mas já que se perdeu o sentido do interesse público, o sentido do Estado e até a vergonha, faça-se da corrupção uma fantasia acessível não só aos chicos-espertos, mas também aos pilhas galinhas.
É só preciso mais uma lei, a acrescentar ao emaranhado inutil das mesmas que só dão dinheiro a advogados, e não se obrigue os pequenos corruptos a manter a face escondida. Fique tudo aberto: quem mais puder, políticos, cidadãos de noeada, gente anónima ou de um qualquer título(licenciado pela UI ou outra) que roube! Roube à tripa forra! Pode ser que assim as coisas mudem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?