segunda-feira, agosto 17, 2009

 

Juventude de plástico

Afinal a Fonte da Juventude é algures em Lisboa. Esqueçam-se chacras, ritos tibetanos, melatonina, anti-oxidantes, botox e mais tralha esotérica e química; a coisa funciona por decreto. Assim, os portugueses serão, a partir de 2010, "jovens" até aos 30 anos.
A concessão de mais 5 anos de juventude aos portugueses foi anunciada pelo Cartão Jovem e não envolve qualquer transacção gótica com Mefistófeles, tendo sido decidida "em conformidade com outros organismos europeus". Em Portugal, o método mais eficaz de permanecer jovem continua no entanto a ser a propriedade de uma empresa ou uma exploração agrícola, sendo-se "jovem empresário" e "jovem agricultor" até aos 40 com todos os invejáveis privilégios da juventude, do amor de Margarida a taxas de juro bonificadas.

Nunca como hoje foi tão fácil ser eternamente jovem e, como a mandatária do PS para a juventude, pedir à criada que lhe tire os caroços das cerejas porque jovens socialistas não comem cerejas com caroço. De temer é que tal retrato de plástico da juventude esconda no sótão, como Dorian Gray, um outro, senescente e pouco bonito de ver.

António Manuel Pina
In JN

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?