terça-feira, maio 26, 2009

 

Sobre a Justiça, nada de novo!

Ontem assisti, durante algum tempo, no “Prós & Contras”, ao debate sobre a Justiça. Foi mais um debate frustrante! Desde Laborinho Lúcio aos outros participantes a retórica plasmou-se sobre lugares comuns.

Mais uma vez o “Prós & Contras” esteve ao seu nível: realizou mais um debate para cumprir calendário. Culpou-se, o que foi designado por “clãs jurídicos”; proclamou-se que a Justiça e a Saúde deveriam ser direitos acessíveis a todos, etc., etc; ou seja, repetiram-se ideias feitas.

Está demonstrado que o problema da justiça não é só de leis mal feitas, de interesses corporativos ou da burocracia que faz emperrar a sua máquina. O seu problema é, dramaticamente, tudo isso e vai para além de tudo isso. Tem também a ver com o sistema piramidal que apoia o seu funcionamento.


Precisamos de um outro modelo de organização da justiça, que seja horizontal, onde os juízes mais experientes e mais sábios estejam na base a decidir casos que não podem ser resolvidos por juízes muito novos, sem experiência e com o horizonte de uma longa carreira a defender.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?