terça-feira, abril 14, 2009

 

Páscoa em Alcochete

Passei a Páscoa na Terra do Freeport que, para alguns, é o maior Outlet da Europa e, para outros, um ícone da berlusconização do poder em Portugal.
Páscoa tem uma conotação religiosa: vitória sobre a morte. A Festa do Círio, que há mais de cinco séculos se realiza na linda e hospitaleira vila de Alcochete, é disso um paradigma.
Todos os anos, no dia de Páscoa, crianças, jovens e senhoras vão, sentadas em burros, num cortejo encabeçado pela bandeira que representa a confraria do Círio, cumprir a promessa dos barqueiros de Alcochete: agradecer à Senhora da Atalaia tê-los salvo de uma horrível tempestade que poderia ter feito com que as crianças ficassem órfãs e as mulheres sem maridos.

A gratidão é um sentimento de dívida que conduz à generosidade e, por isso, o cortejo acaba com um almoço servido gratuitamente a todos os alcochetanos.

A Festa encheu de gente as ruas de Alcochete e foi agradável perceber que, numa Terra maioritariamente comunista, as raízes religiosas não se perdem e só ganham com o espírito camaradagem.

Comments:
Belas fotos| Bela viagem...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?