quarta-feira, abril 22, 2009

 

Dia da Terra

Os mestres da suspeita tinham razão: num mundo onde não há “verdades acabadas”, onde tudo está em aberto, é preciso evitar as consequências perversas da acção humana.

Vivemos num “novo mundo”, numa “Aldeia Global”; vivemos numa nova sociedade, a “Sociedade da Informação” que nos conduz, cada vez mais, a menos conhecimento.

O conhecimento exige capacidade de organizar a informação, fazendo-a passar pelo crivo da análise critica e é isso que nos falta.


Organizar a informação é dar-lhe um valor, traçar-lhe um sentido e uma finalidade para afirmarmos a nossa dignidade, o nosso direito à vida e à felicidade.

Para isso, é necessário uma educação para os valores, mas a educação é o que foi desprezado pela contabilidade da incompetência do Governo.

O avanço da ciência e das tecnologias não está harmonizado com o preciso conhecimento das consequências para o futuro do impacto da sua aplicação no ambiente e na qualidade de vida.

O lema de F.Bacon -- “fazei tudo o que a ciência tornar possível”, bem como o seu ideal de uma “boa ciência”, propiciadora do progresso e da felicidade, não só foi posta em causa, mas também se tornou num pesadelo, com o hediondo horror das bombas atómicas sobre Hiroschina e Nagasaqui.

Com a ligação da ciência à tecnologia, o homem passou a ter um poder que, utilizado imprudentemente, tem consequências imprevisíveis, capaz de ameaçar não só a integridade e a dignidade da espécie humana, mas também a vida no planeta.

Paradoxalmente, o homem da civilização tecnológica já não é só sujeito, é também objecto da ciência e da técnica e as diferenças entre natural e artificial foram-se esbatendo pela acção das tecnologias.

Os dramas humanos e ambientais que o aquecimento global vai provocando e a incontrolada ganância que tem conduzido a uma bárbara exploração dos recursos naturais vão tornando a Casa-comum, o nosso Planeta Terra, inabitável.

São os mais pobres, como diz o vídeo que deixo em referência, os mais prejudicados, mas, todos nós, não escaparemos às consequências da sede predadora do egoísmo humano.

No dia da Terra convém reflectirmos sobre o nosso Planeta.


Terra significa Mãe e a mãe é quem nos dá o ser, quem olha por nós e nos afaga na vida. Por que será que não somos bons filhos?!...

Talvez nos falte o sentido da família para compreendermos que nesta Casa-comum temos de ser mais solidários numa ligação antropocósmico.


http://www.youtube.com/watch?v=1apGmcIX8xk&feature=related

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?