terça-feira, março 17, 2009

 

Uma decisão que define um estilo!

É intolerável a segregação de 17 meninos ciganos, constituindo uma turma colocada num contentor, na escola de Barqueiros, em Barcelos.

A Directora da Educação da Região Norte já nos habituou a um estilo muito especial, que nada tem a ver com o regime democrático, as contribuições que a informação e o conhecimento nos proporcionam no nosso tempo, século XXI.

Não estranhamos, por isso, que considere “discriminação positiva” a segregação conducente ao aumentar dos preconceitos racistas, colocando num contentor feito sala de aula, uma turma de meninos ciganos, isolados dos restantes meninos da escola.

A senhora directora não entende que a positividade da discriminação está no apoio à integração e não na segregação. Podia inspirar-se nas experiências que neste campo são feitas em muitas escolas, com grupos de teatro (eu próprio já participei nisso!), mediadores interculturais, clubes de reflexão ou aulas suplementares para grupos desfavorecidos.

Mas a senhora directora que, como a senhora ministra, foi rapidamente promovida a doutora para integrar o governo socrático, não teve tempo para assimilar o trabalho de inclusão intercultural feito em muitas escolas ao nível da discriminação positiva. E, por isso, interpretou este conceito como colocar os ciganos em contentores e mandar os professores (considerados por este ministério como mulheres a dias) aturá-los.

O princípio de Peter não levaria a melhores decisões.

Comments:
E hà quem diga que vai ser esta Srª a próxima Ministra da Educação Nacional....
 
Penso que está dentro do perfil socrático.

Há quem diga que criticar o PS se abre as portas á direita. Penso, pelo contrário, que deixar que só critique o PS a direita não deixa horizontes à esquerda, onde deve aparecer um outro sentido para a esquerda.

É um absurdo pensar que não devemos condenar o lixo que colocaram na floresta, porque podemos ser responsabilizados pelo incêndio que devorou a floresta, causado pelo lixo denunciado.

Por outro lado,o imperativo de esquerda é criticar tudo o que pensarmos não se harmonizar com os ideais de esquerda.
 
Esta "gaja" tem, no mínimo, dois defeitos: não sabe escrever e é feia como tudo!
 
E se a ouvisse falar, assustava-se!
 
"Ronca" não? Suspeito que sim!
 
Hoje o PS tem gente com posturas de extrema-esquerda e é preciso pensar nisso.
O que acontece com os ciganos em Barqueiros, o anúncio diabolizador das greves, a retórica falaciosa de Sócrates, os critérios de Jaime Gama sobre Jardim têm um significado que não pode deixar de nos criar perplexidades.
 
Queria dizer "Hoje o PS tem gente com posturas de extrema-direita e é preciso pensar nisso".
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?