sexta-feira, março 06, 2009

 

Obviamente, demita-se!

Lisboa, 6 de Março de 2009

Exmo senhor Primeiro Ministro

Por deliberação dos órgãos directivos desta Associação, após análise e debate das condições em que se vem desenrolando a actividade governativa e tendo em conta as consequências que, de forma dramática, já se fazem sentir na esmagadora maioria da população Portuguesa, vimos solicitar a V.Excia que abdique das funções que vem desempenhando.

Este nosso pedido justifica‐se, pela verificação de condições objectivas que limitam e condicionam a capacidade de eficácia exigida no combate á situação de crise em que nos encontramos e para a qual V.Excia, manifestamente, já não possui condições.

A situação em que nos encontramos é o reflexo e o resultado de acções governativas desastrosas que sob a sua responsabilidade foram sendo praticadas e que comprometem gravemente o futuro desenvolvimento do País.

V.Excia já não reúne os factores de credibilidade suficientes para mobilizar a população. Os seus apelos á Solidariedade, ao Empenho, ao Esforço, não obtêm qualquer resposta, pois V.Excia falhou sistematicamente no capítulo da verdade e é responsável pelo não cumprimento das promessas que fez.

A agravar a situação e para lá da crise Internacional, temos o facto de o seu nome aparecer sistematicamente ligado a alguns casos que ferem profundamente a sensibilidade do Povo Português.
Como Nação, sentimo‐nos profundamente desapontados ao vermos, como no caso Freeport, o nome de V.Excia incluído numa lista de suspeitos de envolvimento num dos casos de corrupção mais mediáticos e que põe em causa a credibilidade externa do País.

Uma nação como o Reino Unido, nosso aliado histórico e uma das democracias mais avançadas do Mundo, ao permitir que o seu nome fosse incluído nessa lista, desacreditou‐o como Primeiro‐ministro, pois quando um dos pilares das modernas democracias se atreve a permitir tal insinuação, dá‐nos o direito de nos interrogarmos sobre o que se passa no País e quem são de facto as pessoas que nos governam.

A sua demissão é uma exigência de Ética e Responsabilidade politica.
(...)
Demita‐se.

Pondere acima de tudo os interesses do País. V.Excia só representa uma pequena parte da Nação, não tem capacidade para resolver os problemas que se nos apresentam e tal como se verificou nas recentes eleições do seu partido apenas um terço dos votantes garantiram a sua permanência no cargo. O seu tempo já passou.

Tente terminar com dignidade suficiente, esta sua infeliz passagem pela Governação do País.
O Portugal profundo agradece‐lhe.

Com os nossos cumprimentos
A Direcção .

http://www.forcemergente.pt/Carta_de_Demissao_do_1_Ministro.pdf

Obs: razões que me levam a subscrever este pedido:

Sou por convicção ideológica socialista. A postura e comportamento de José Sócrates, como primeiro-ministro de um governo dito socialista, esvaziam de sentido todos os valores que configuram o ideal socialista. O seu testemunho pessoal e político aproxima-se dum chico-espertismo que recuso como referência para as minhas filhas e neta. Não queria que amanhã, quando os meus netos ouvirem falar de socialismo associassem esse ideal ao comportamento de José Sócrates como político e governante.

Por outro lado, os atributos indispensáveis ao desenvolvimento de um sentimento de confiança capaz de gerar as energias necessárias à resolução da crise que vivemos e nos atormenta são, no meu entender, cinco: espírito de autenticidade, humildade indispensável á competência, vontade de servir o bem-comum, sentido de Estado e capacidade de diálogo.
Não reconheço existirem nenhum destes atributos no Primeiro-Ministro José Sócrates e, por isso, subscrevo as razões do pedido deste Movimento.
http://www.forcemergente.pt/manifesto.html

Comments:
Então o seu olho crítico não identificou o ranço fascista dessa melíflua gente ?

Tem dúvidas que foi com esse tipo de paleio quanto à Primeira Repúbilca que se abriu caminho ao inefável "botas"?
 
Caro anónimo:

As causas do fascismo não podem estar em comportamentos que denunciam as perversões da democracia. Quem aponta o lixo da floresta não pode ser culpado do incêndio que a partir desse lixo a devorou.

Não devemos colocar a cabeça nos pés!
 
Se analisar com calma e atenção verá que o manifesto que diz subscrever está longe de ser uma crítica pol´tica construída a aprtir de uma perpspectiva de esquerda.

E se quiser lembrara-se os textos provocadores com que a PIDE nos atacava facilmente encontrrá semelhanças de estilo e proximidade quanto ao tipo de lógica adoptado.

Partilho um olhar crítico quanto a este governo. Mas procurodistanciar-me de todos os que criticando este governo estão bem mais longe da esquerda do que o próprio governo.

Se os promotores reais do manifesto chegassem ao poder, talvez os apoiantes do governo sofressem , mas nós sofreríamos seguramente mais.
 
Talvez tenha razão. Confesso que não fiz uma análise minuciosa do texto. Encontrei denominadores comuns e subscrevi-o. Creio que o determinismo, seja histórico ou biológico, está ultrapassado e não se pode dizer que o que aconteceu no passado se repita irremediavelmente no futuro; ou seja, que haja motivos para não subscrever um texto com o qual substancialmente se concorda, só porque se suspeita que “ os textos provocadores com que a PIDE nos atacava” tenham com o do post semelhanças.
Recuso uma postura que, só por ser de esquerda, diaboliza tudo o que vem da direita ou, só por ser de direita, diaboliza tudo o que vem da esquerda. Lembro-me, nestas circunstâncias, do Manual do Inquisidor e conheço muita gente de esquerda que tem posturas de vida, na sua relação com a família e os outros, próprias de uma extrema-direita e gente de direita que tem uma sensibilidade humana timbre de uma postura de esquerda.
Para mim, a imagem de Sócrates no seu estilo de fazer política e estar na vida é perversa e está a causar danos terríveis à imagem de socialismo configurada pelos melhores de entre nós, os mais generosos, os que mais lutaram por um mundo de verdade, de solidariedade e de justiça. Aflige-me pensar que os meus netos, quando ouvirem falar em socialismo, se lembrem do testemunho que desse ideal está hoje a ser dado por Sócrates e se sintam, por isso, levados a meter a mão ao bolso para se certificarem se ainda têm a carteira.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?