sexta-feira, março 27, 2009

 

Campo de Férias dos Alunos do IPT na Serra da Aboboreira

Integrado no projecto Educativo do Instituto Profissional de Terço, os alunos desta Instituição centenária de Solidariedade Social vão realizar, a partir de Segunda-Feira, o seu Campo de Férias da Páscoa na Serra de Aboboreira, Marco de Canaveses.

A iniciativa resulta de um protocolo entre a Associação ambientalista Amigos do Rio Ovelha e o IPT e é apadrinhada pelo Presidente da Câmara do Marco, Manuel Moreira, sócio de honra do I.P.T.

A abertura das actividades, que se vão desenvolver no património natural, paisagístico e arqueológico situado entre a bacia hidrográfica do Rio Ovelha e a Serra da Aboboreira, terá início com uma recepção no salão Nobre da Câmara Municipal do Marco, na próxima Segunda-Feira, pelas 11 horas. Na circunstância, os educandos, a Equipa Técnica, Educativa e o Provedor do I.P.T farão uma exposição das actividades e competências que procurarão desenvolver durante o Campo de Férias, bem como falarão sobre a experiência centenária do trabalho com crianças e jovens em risco desta instituição, uma vez que é vontade do Presidente da Câmara do Marco promover a criação dum Instituto congénere no seu Concelho.

O Campo de Férias ficará instalado no Abrigo de Montanha da Serra da Aboboreira, gerido pela AARO, durante duas semanas. Entre as actividades previstas, haverá provas de orientação, de canoagem (com o apoio do Clube Águas Bravas Canoagem de Amarante), actividades radicais, de educação ambiental e arqueológica. Os educandos desenvolverão, ainda, exercícios no domínio de organização e gestão dos recursos, trabalho em equipa, cooperação, entreajuda, orientação para objectivos comuns e preocupação com o outro, primeiros socorros, etc. Como estratégias de aprendizagem será utilizada a reflexão por equipas, jogos de descoberta, debates em pequenos grupos, apresentação de resultados e reforços positivos, com a entrega de prémios.

Durante a realização do Campo de Férias haverá o registo em imagem e vídeo dos momentos que sinalizam as actividades e o usufruto dos espaços e paisagens utilizados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?