terça-feira, fevereiro 10, 2009

 

Terra de Carmen Miranda

Hoje estive na aldeia onde nasceu Carmen Miranda, na Légua. Fui acompanhar o funeral de um bom amigo e colega, o José António Ribeiro. Nasceu na minha freguesia, Várzea de Ovelha, convivemos na doutrina e, depois de adultos, encontramo-nos a dar aulas no Liceu Alexandre Herculano. Ele era sacerdote e licenciado em românicas. Aposentamo-nos na mesma altura e víamo-nos quase todos os dias. Deixei de o ver há uns meses. Numa pequena cirurgia encontrou a morte. Não foi um vírus, como me tinham afirmado, mas uma infecção que lhe trouxe uma septicemia. Tinha nascido na Légua, onde nasceu Carmen Miranda.

Nesta aldeia entrei num pequeno café. Impressionou-me ver muita gente nova, debruçada sobre um pequeno muro, com um olhar distante e triste, mas com uma cerveja na mão. Disseram-me que eram desempregados, estavam com o rendimento mínimo e todos os dias se embebedavam.

Fiquei a pensar na sorte que teve Cármen Miranda em ter ido para o Brasil.

Não sei o que vai ser da gente pobre que por aqui fica à espera que o destino (e não o propagandista Sócrates) leve a crise e lhe acenda uma luz no fundo do túnel.

Comments:
Eu tinha conhecimento de que o Padre Ribeiro estava muito doente. Agora, ao navegar na net e ao ler este blogue tomei conhecimento da sua morte, o que muito lamento, pois ele era um bom amigo.
Conhecia-o desde o tempo em que ele andava no seminário. Depois quando fui trabalhar para o Porto mantive contacto com ele, até que nos últimos anos apenas o encontrava na Légua, mas muito esporadicamente.
Fiquei triste com a sua morte.

Cumprimentos para o Primo de Amarante que pelos vistos é da minha terra,

Fernando Pinto
 
Obrigado. E apareça por aqui ou pelo Asa de Mosca, onde me encontro todos os dias de manhã.

Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?