quinta-feira, fevereiro 12, 2009

 

A propósito de Charles Darwin

Passam-se, hoje, 200 anos sobre o nascimento de Charles Robert Darwin. Como acontece com outras efemérides, exagera-se muito no que se diz sobre a sua obra. Há já quem defenda que é de “ciência certa” que o evolucionismo de Darwin retirou Deus da origem do Mundo.

Naturalmente, a sua obra, “Origem das Espécies”, configurou um novo paradigma ou modo de ver a vida e o mundo, tal como aconteceu com a teoria heliocêntrica de Galileu ou a da relatividade de Einstein.

Todos estes cientistas fizeram avançar a ciência pela descoberta de erros nos modos de ver dominantes. Esta é a grande lição das rupturas científicas: não há paradigmas definitivos, porque a ciência não dá explicações definitivas.

Não sou crente, mas penso que é um abuso pseudo-científico afirmar-se, em nome de Darwin, que o evolucionismo retirou Deus do Mundo.

Li a “Origem das Espécies” e também li a perspectiva do evolucionismo que o padre jesuíta e filósofo, Teilhard de Chardin, desenvolveu nas suas obras “O Fenómeno Humano” e o “Meio Divino”

É pena que a obra de Darwin não seja comparada com a de Teilhard de Chardin para se perceber que a visão biblica da criação do Mundo é metafórica e, por isso, a ideia de Deus na origem do Mundo está muito longe de ser liquidada pela ciência.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?