sábado, janeiro 17, 2009

 

Parou a invasão da Faixa de Gaza!

Sabia-se, desde o início, que a invasão da Faixa de Gaza terminaria na véspera da tomada de posse de Barack Obama. E assim parece acontecer.

Hoje, após vinte e dois dias de intensos combates, o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert (o tal que está acusado de confundir os seus interesses privados com os interesses do estado de Israel) anunciou que os objectivos da ofensiva militar contra o Hamas estão cumpridos. Significativamente, agradeceu a George W. Bush e à secretária de Estado Condoleezza Rice o terem compreendido o "direito de defesa de Israel".

Para que serviu esta guerra?!...

Na Faixa de Gaza foram mortas mais de 1.200 pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças, ficaram feridos cerca de 6 mil e cresceu uma crise humanitária, sem precedentes.

Israel não terá sofrido mais que uma dezena de mortos e, com toda a certeza, o Likud ganhará as eleições que se aproximam.

Entretanto, o Hamas terá sido abalado na sua estrutura, mas é evidente que não foi destruído e já declarou o que sempre disse: só baixará as armas, quando Israel retirar as suas tropas e pôr fim ao bloqueio da Faixa de Gaza.

O novo presidente dos Estados Unidos garantiu que, após a sua tomada de posse, tudo fará para que a América tenha mais parceiros e menos inimigos. Aguardamos para saber se as palavras de Barack Obbama têm algum significado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?